fbpx

Enem 2021: como será a prova e o que vem por aí?

Enem 2021: como será a prova e o que vem por aí?

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não aconteceu — nem vai acontecer na data habitual —, mas já estamos pensando no próximo ano! Isso porque essa é uma prova importante para que o estudante garanta uma vaga na faculdade e possa dar início à sua jornada profissional!

É verdade que 2020 chegou desbancando os planos dos concluintes do ensino médio, com a pandemia da Covid-19 e as consequentes medidas de distanciamento social. Por esse motivo, o Ministério da Educação (MEC) optou pelo adiamento do Enem e fez uma enquete entre os candidatos sobre qual seria a melhor data para que as provas ocorressem. A nova data foi, então, agendada para 17 e 24 de janeiro de 2021 para o Enem impresso e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a versão digital do exame.

Certamente, com o atraso do Enem 2020, haverá várias consequências: retardo na liberação das notas e nas matrículas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além, é claro, dos impactos nas datas do Enem 2021, já que a grande maioria dos estudantes teria, teoricamente, menos tempo para se preparar caso o calendário normal fosse mantido.

Mudanças no Enem 2021
Enquanto muitos estão se perguntando se vai ter Enem em 2021, vários estudantes já estão se preparando para o exame do próximo ano, seja porque não tiveram condições de estudar por causa da quarentena, seja porque só vão concluir o ensino médio em 2021.

O MEC já está anunciado as novidades que virão pela frente, acompanhando a mudança mais significativa que vai acontecer no Enem 2020: a aplicação digital das provas objetivas. De agora em diante, a prova ficará mais personalizada e deverá ser aplicada mais vezes ao longo do ano!

Outra novidade para quem precisa de atendimento especializado é que, agora, ele será específico para a deficiência ou a necessidade informada: cegos, surdo cegos, autistas, idosos, disléxicos e outros terão tratamento adequado durante as provas e a correção.

Compartilhar esta postagem