fbpx

Faculdade de Direito: o que estuda, carreira e salário

Faculdade de Direito: o que estuda, carreira e salário

A faculdade de Direito é um dos cursos superiores mais concorridos no Brasil e essa posição não é por acaso. O status social, cargos de respeito e os salários altos, são as principais características que levam os estudantes a escolherem essa carreira. Mas, se você ainda tem dúvidas, confira agora o tudo sobre a faculdade de Direito, o que estuda, carreira, salário e muito mais!

 

O que se estuda na faculdade de Direito?

Dividida em 10 períodos, ao longo dos 5 anos de curso, a experiência do estudante de Direito é uma faculdade com muita (eu disse MUITA!) leitura e estudos teóricos.

Sendo assim, certifique-se que você goste desse tipo de estudo, pois é um formato característico do curso, já que os conteúdos dizem respeito à leis, regras e demais textos formais.

Basicamente, a faculdade prepara os profissionais para entenderem, aplicarem e garantirem o cumprimento das leis e ordem social, de acordo com a Constituição Federal.

Nos primeiros anos de curso, você encontrará matérias ligadas a psicologia, sociologia e tudo ligado ao comportamento social. Após essa fase, a grade estará focada na aprendizagem de cada área de atuação da profissão.

Por exemplo, como estudante de Direito, você provavelmente terá matérias de Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e muitos outros, ou seja, todas as possibilidades de atuação no mercado.

Já no final do curso, existe o estágio obrigatório, onde o aluno terá a prática da rotina de trabalho de um advogado ou assistente jurídico, por exemplo.

Vale ressaltar que como dito anteriormente, o curso de Direito é extremamente teórico e é realmente necessário ter total conhecimento, por isso, é imprescindível a dedicação aos estudos com muita força de vontade.

 

Por que fazer faculdade de Direito?

Muitos são os motivos que nos levam a escolher uma graduação, mas o principal incentivo para essa escolha deve ser o lado pessoal.

Afinal, o que você gosta de fazer? Como se vê daqui 10 anos? Qual estilo de vida almeja ter no futuro?

Esses são alguns dos questionamentos que devem ser feitos no momento de escolher sua carreira. A profissão será uma das partes mais importantes da vida adulta, por isso, escolher fazer algo que gosta, é essencial.

À primeira vista a área pode parecer difícil e complexa, mas reserva oportunidades bem diferentes e longe da mesmice, para quem quer um cenário diferente.

Ou seja, é possível encontrar uma diversidade de possibilidades de atuação profissional na área: escritórios, setores jurídicos de empresas e departamentos públicos, ONG’s ou o próprio negócio.

Além disso, o profissional formado em Direito, encontra um mercado a todo vapor, com muitas oportunidades de emprego e o melhor, podendo atuar com ou sem a OAB.

Em outras palavras, é possível atuar apenas com a Graduação em Direito, em cargos como assistente jurídico ou até mesmo prestando consultorias. Dessa forma, atuará como Bacharel.

Já para quem quer atuar como um advogado, é preciso ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB).

Do mesmo modo que encontra-se um mercado em alta, a média salarial desse profissional é outro ponto positivo para se escolher o curso.

Para o Bacharel em Direito, a média salarial está por volta de R$3.728,00 e para o advogado, o pagamento fica na faixa de R$4.500,00.

Como dito no item anterior, o curso pode ser complexo e demandar muita dedicação do estudante, mas a carreira compensa todo o esforço.

O mercado de trabalho

O fato do curso está entre os mais procurados do Brasil, torna a área muito concorrida tanto para entrar na faculdade, quanto para as vagas de emprego.

Entretanto, o mercado de Direito segue em expansão, sempre com novas demandas e, até mesmo, criação de novas áreas, como aquelas ligadas a tecnologia.

Sendo assim, caso você deseja fazer a Graduação em Direito, saiba que encontrará muitas oportunidades de emprego, mas para se destacar, é preciso manter a dedicação em sempre estar se atualizando e buscando novas capacitações extras, como pós-graduação.

Após a formação na faculdade de Direito, conheça o mercado, converse com colegas experientes e pesquise sobre as tendências, antes de escolher seu ramo de especialização.

Algumas áreas que estão em alta no mercado são as de Direito Digital, Direito e Legislação Ambiental e Propriedade Intelectual e Direitos Autorais.

Em relação às áreas de atuação, com a aprovação na OAB, o profissional poderá atuar na advocacia, defendendo clientes ou conquistando vagas no setor público como promotor, delegado, diplomata, juiz, procurador e muitos outros cargos.

Ainda, é possível atuar como professor, pesquisador, assistente jurídico, ter o próprio negócio e muito mais!

Ou seja, opções de atuação e vagas de trabalho não faltam. Basta realizar o curso, explorar cada área e definir qual será a ideal para sua carreira.

Dessa forma, cada uma possui responsabilidades e características, como salário e modelo de atuação, diferentes. No momento da escolha, o aconselhável é pensar em qual atenderá sua necessidades, estilo de vida e gostos profissionais.

Em conclusão, escolher a faculdade de Direito é uma decisão certeira para quem deseja estabilidade financeira, boas oportunidades de trabalho e cargos de respeito na sociedade.

Fonte: Multivix

Compartilhar esta postagem